Médico pega bactéria no cérebro após infecção em dente e fica três meses internado na UTI – 20/08/2025
Médico pega bactéria no cérebro após infecção em dente e fica três meses internado na UTI
Fonte: g1 > Saúde – Publicado em 20/08/2025
Médico Fica Três Meses Internado na UTI Após Infecção em Dente
Um cirurgião plástico de 49 anos, Eduardo Passamai, ficou três meses internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após uma bactéria entrar por um ferimento na boca e causar lesões no cérebro e no coração. A infecção ocorreu após uma obturação que quebrou e causou um ferimento na boca do médico.
A Infecção e Seus Efeitos
Passamai realizou uma obturação que apresentou um problema, causando um ferimento na boca. A partir daí, o profissional precisou passar por uma cirurgia às pressas e ficou internado em um hospital de Vitória. Ele só descobriu a infecção após sentir fortes dores de cabeça no final de abril e ser internado com hipertensão craniana.
A bactéria causou três abscessos cerebrais em torno de seis centímetros e outros dois menores. O médico teve o cérebro inchado, o que ocasionou um edema cerebral, uma bolsa de pus no cérebro. Ele também apresentou uma arritmia e uma lesão cardíaca.
O Tratamento e a Recuperação
O procedimento cirúrgico aspirou a secreção e depois foi necessário um tratamento com antibiótico para diminuir as lesões. Passamai passou três meses internado na UTI, comemorando o aniversário do filho, o próprio aniversário e o da filha durante esse período.
Ele relatou que a experiência o mudou para sempre, fazendo com que ele se tornasse um melhor pai, filho e médico. "Saí daqui completamente diferente de como eu entrei. Saí um melhor pai, melhor filho. Minha mãe falava que eu não tinha tempo para ela. Então, nesse período todo, à tarde, a gente tomou café juntos. Vou sair um médico melhor para os pacientes. Posso cobrar deles um pós-operatório melhor porque eu passei pelo pós-operatório."
A Importância da Prevenção
A história de Passamai serve como alerta para a importância da prevenção e do cuidado com a saúde bucal. Infecções bucais podem ter consequências graves, como a disseminação de bactérias para outras partes do corpo.
Dados científicos mostram que infecções bucais podem aumentar o risco de doenças cardíacas e cerebrais. Um estudo recente publicado na revista científica "Journal of Dental Research" encontrou que pacientes com doenças bucais têm um risco maior de desenvolver doenças cardíacas.
Conclusão
A história de Eduardo Passamai é um exemplo de como uma infecção bucal pode ter consequências graves. É fundamental cuidar da saúde bucal e buscar atendimento médico imediatamente em caso de dor ou desconforto. Além disso, é importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de evitar problemas de saúde.
Esta iniciativa e realização é do especialista em Saúde Mental, Rafael Haddad.
Acesse: https://bit.ly/30QtHZL
Comentários
Postar um comentário